É considerado bebê prematuro, ou pré-termo, quando seu nascimento acontece antes de 37 semanas completas de gestação. Um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que 15 milhões de bebês nascem antes do tempo por ano no mundo e segundo a mesma organização (OMS),
Devido a alta estatística de bebês prematuros ser tão alta, os médicos especialistas em prematuridade só permitem esses bebês terem alta hospitalar somente quando conseguirem manter sua temperatura corporal estável, apresentar respiração regular e ganhar peso. Esse momento geralmente acontece após o bebê atingir dois quilos, que é quando o bebê está perto das 40 semanas de idade gestacional corrigida.
Ao levá-lo para casa após a alta hospitalar, alguns cuidados são imprescindíveis para manter o bebê prematuro saudável e longe de possíveis complicações. Entre esses cuidados, os especialistas apontam 10 dicas para cuidar desses bebês em casa:
- 1. Inicialmente evitar visitas
- 2. Manter a alimentação em horários regulares conforme recomendação médica.
- 3. Vacinas em dia
- 4. Evitar colocar o bebê prematuro para dormir de barriga para baixo
- 5. Lavar as mãos com frequência
- 6. Trocar fraldas a cada 2 ou 3 horas
- 7. Evitar fumar em casa
- 8. Evitar lugares fechados e com aglomerações
- 9. Banho de um Bebê Prematuro em casa.
- 10. Sono do Bebê Prematuro
1. Inicialmente evitar visitas
Limitar as visitas ao bebê prematuro recém chegado em casa pode parecer difícil, especialmente quando você quer compartilhar a alegria de finalmente trazer o seu bebê para casa. É importante, porém, ajudar o seu bebê prematuro a evitar a exposição a germes perigosos. Alguém com uma tosse , resfriado, influenza ou coronavírus pode ser um grande risco para um bebê que esteja se recuperando de doença pulmonar, uma condição comum para prematuros segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria.
2. Manter a alimentação em horários regulares conforme recomendação médica.
Para alcançar esta meta nutricional ideal, o bebê prematuro necessita de um programa de orientação alimentar e nutricional padronizado, incluindo rotinas básicas e adequando às suas necessidades calóricas prescritas pelo pediatra.
O bebê prematuro tem necessidades calóricas muito maiores quando comparada à de outro bebê que nasceu a termo, porque apresenta o crescimento e desenvolvimento muito acelerado nos primeiros meses de vida.
3. Vacinas em dia
No entanto, ao contrário do que se acredita, o calendário de vacinação está pouco alterado. “Com bebês prematuros que não tenham um quadro mais grave, segue-se a maioria das datas na ordem cronológica. E não é meia dose, é a vacina completa mesmo”, explica o pediatra Alfredo Elias Gilio, coordenador do Centro de Imunização do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
4. Evitar colocar o bebê prematuro para dormir de barriga para baixo
Estudos mostram que o simples fato de colocar o bebê prematuro e bebês que nasceram a termo para dormirem de barriga para cima pode reduzir drasticamente o risco de morte súbita.
5. Lavar as mãos com frequência
As pessoas devem lavar as mãos antes de segurar um bebê prematuro recém chegado em casa no colo. Lavar as mãos é o jeito mais eficiente de evitar a disseminação de doenças.
Recém-nascidos principalmente os bebês prematuros ainda são muito frágeis, e eventuais infecções que peguem podem se agravar rapidamente, por isso todo cuidado é pouco.
Mãe e pai devem lavar as mãos com frequência, principalmente depois de trocar a fralda do bebê, depois de usar o banheiro, depois de brincar com e antes de dar de mamar.
Se há crianças maiores em casa, ensine-as a lavar bem a mão com água e sabão.
6. Trocar fraldas a cada 2 ou 3 horas
A troca de fralda em um bebê prematuro deve ser realizada sempre antes da alimentação a cada 2 ou 3 horas e em local sem corrente de ar. Mas se este bebê fizer cocô entre esse intervalo , esta fralda deve ser trocada imediatamente para evitar assaduras em uma pele tão frágil e fininha.
7. Evitar fumar em casa
Fumar perto de um bebê prematuro e crianças é extremamente nocivo pois o cigarro concentra mais de 5000 mil substâncias tóxicas que são muito perigosas para a saúde de bebês e crianças. O alcatrão, por exemplo, é cientificamente comprovado como extremamente cancerígeno ,e o monóxido de carbono da fumaça agrava a oxigenação no sangue e eleva as chances de obstrução dos vasos sanguíneos podendo ocasionar morte súbita.
8. Evitar lugares fechados e com aglomerações
A aglomeração em volta de um bebê prematuro favorece o contágio de muitas doenças e nessa pandemia do Coronavírus onde todo o cuidado deve ser redobrado como o excesso de barulho pode causar estresse ao bebê prematuro recém chegado em casa.
9. Banho de um Bebê Prematuro em casa.
O banho de um bebê prematuro em casa deve ser feito de forma muito rápida , com sabão neutro e sem esfregar pois a pele do bebê prematuro é muito frágil , fina e sensível.
Para o banho, lave as mãos e deixe tudo pronto antecipadamente como toalha, sabonete, roupa, fralda e manta. Verifique se a água não está quente demais, testando-a com seus punhos. Os primeiros banhos do bebê prematuro em casa, podem ser feitos assim: A mãe ou familiar deve sentar-se confortavelmente próxima à banheira e, com o bebê ainda vestido, lave suavemente seu rosto, primeiro a área dos olhos (do canto interno para o externo), depois lave um lado e o outro do rosto, não use o sabonete.
Seque com a toalha. Com um pano, limpe as preguinhas da orelha, depois atrás dela. Com a ajuda dos dedos médio e polegar da sua mão, tampe os ouvidos do bebê e com a outra mão molhe a cabeça, lave com o xampu ou sabonete, enxágue e seque.
Retire a roupa do bebê para o banho, e caso o bebê tenha feito cocô, limpe a área genital com um pano úmido, antes de colocá-lo na banheira. A partir daí, coloque o bebê delicadamente na banheira, segurando-o (a costa do bebê fica apoiada no braço e o braço esquerdo dele é seguro pela sua mão). Desta forma, a cabecinha do bebê estará apoiada no seu braço esquerdo, e você terá livre o outro braço para banhar o bebê.
Dependendo da maturidade do bebê prematuro, este deverá ser banhado em dias alternados.Com o seu amadurecimento, ele deve ser banhado todos os dias. O banho deverá ser demonstrado à mãe ou ao cuidador pela equipe de enfermagem da unidade neonatal antes da alta hospitalar.
10. Sono do Bebê Prematuro
Os bebês prematuros geralmente dormem bastante. E este comportamento pode perdurar por meses nestes bebês, dificultando um pouco a interação com os pais, isso deve-se à reduzida capacidade de resposta aos estímulos externos. O bebê prematuro dorme mais que um bebê a termo. Estes bebês respondem menos a estímulos, precisando que os pais se esforcem mais para estimulá-los, e não se sintam desanimados pela pouca resposta.
Se o bebê prematuro estiver trocando o dia pela noite, deve-se reduzir ao máximo a estimulação durante as alimentações noturnas, usando, por exemplo, somente o abajur quando acordar para alimentá-lo. Envolvê-lo em uma manta e falar pouco, em voz baixa, sussurrando, quando desperto. Reduzir o barulho e a movimentação dentro de casa, também ajuda. Não se deve colocar ao o bebê prematuro para dormir entre os pais pois há o risco de sufocamento.
Com todas essas dicas seu bebê prematuro crescerá forte e saudável.