Convenhamos, não existe nada mais estressante do que dar banho em bebês. A banheira de bebê pode representar um risco, de afogamento, de queimadura e até de resfriado, para a criança. Porém, escolher a banheira certa vai ser a sua salvação e do banho do seu bebê.
Comprar uma banheira de bebê pode ser uma tarefa difícil. Há uma série de quesitos que devem ser observados, como segurança, tamanho e a necessidade de vir com um medidor de temperatura, por exemplo. Por isso, aqui você encontra tudo o que precisa saber para fazer a melhor compra.
- Porque Comprar uma Banheira de Bebê?
- 1. Preste Atenção no Tamanho da Banheira de bebê
- 2. Busque Banheiras Fáceis de Limpar
- 3. Verifique O Sistema de Escoamento
- 4. Observe Como é O Assento
- 5. Banheira de bebê Portátil Para Quem Gosta de Viajar
- 6. Ajustável Para Quem É Muito Alto
- 7. Banheira Não Se Deixa Para Depois
Porque Comprar uma Banheira de Bebê?
Antes de tudo, é bom você saber que um bebê não deve usar a mesma banheira que um adulto. Isto porque, é arriscado manter a criança boiando numa banheira tão profunda, enquanto você se vira como pode para passar shampoo e ensaboar seu pequeno bebê.
Por manter seu filho em segurança, uma banheira projetada para crianças é a escolha mais sensata. Essas banheiras possuem o design apropriado e as ferramentas necessárias para que você possa banhar o bebê sem correr riscos desnecessários.
Existem diversas alternativas no mercado que vão desde banheiras de plástico simples, opção mais econômica, até banheiras que se adaptam de acordo com o tamanho do bebê. Portanto, pode ficar tranquilo, que o preço não será um empecilho para você.
1. Preste Atenção no Tamanho da Banheira de bebê
Uma banheira de bebê muito grande significa mais espaço onde seu bebê possa deslizar, em caso dele escorregar, aumentando o risco dele se afogar. No entanto, uma banheira muito pequena pode causar um certo desconforto para a criança e para as suas costas.
Além desses problemas, há a questão do espaço do banheiro. Por isso, faça as medições necessárias no local onde você pretende dar banho no bebê. Dessa forma, você evita comprar uma banheira muito grande ou uma que seja desproporcional ao ambiente.
Por fim, tenha em mente que a banheira de bebê deve ser devidamente acondicionada. Caso você more em um espaço pequeno, faço um exercício de imaginação e busque visualizar onde a banheira poderá ser guardada, evitando que ela fique exposta e que seja um obstáculo.
2. Busque Banheiras Fáceis de Limpar
Você está apaixonado por uma banheira. Imagina os inúmeros benefícios que ela vai proporcionar a você no banho do seu bebê. No entanto, esquece de prestar atenção no essencial: se a banheira é fácil de ser limpa.
Muitas dobras e pontos cegos são perfeitos para manter um ambiente sujo por muito tempo. Somando-se a isso a umidade e as bactérias que adoram nossos banheiros, está criada as condições ideias para que fungos e outras pragas se reproduzam na banheira.
Portanto, não deixe de observar bem se a banheira que você está querendo é facilmente higienizada. Afinal, manter a banheira limpa é essencial para a saúde do seu bebê e você vai agradecer a gente quando perceber que comprou uma que seja fácil de limpar e de secar.
3. Verifique O Sistema de Escoamento
Água também pesa e uma banheira cheia pode chegar a 20 quilos. Muita gente só se lembra disso quando está empurrando a banheira para o ralo mais próximo ou quando acaba inundando todo o banheiro, pois, foi virar e não aguentou o peso.
Portanto, adquirir uma banheira de bebê com o sistema de escoamento da água adequado vai facilitar – e muito! – a sua vida. Existem banheiras simples com essa função, além de algumas banheiras portáteis que possuem um plugue no assoalho.
Basta posicionar a banheira acima de uma pia e acionar o sistema que despeja a água de forma controlada, sem inundar seu banheiro. Já há outros modelos de banheira que vem com uma mangueira acoplada. Basta colocar a banheira no ralo mais próximo e pronto, acabou de evitar um mau jeito na sua coluna.
4. Observe Como é O Assento
É sempre bom atentar-se na forma como a banheira vai acomodar o seu bebê. Existem algumas opções com anéis de banho ou assento – presos por ventosas – que são perigosas e não aconselháveis pelos especialistas em segurança e colocam seu bebê em risco.
Isto porque, se a criança escorregar, ela pode ficar presa na parte de baixo da banheira, o que é muito mais perigoso do que cair em alto mar. Prefira os assentos ergonômicos, que podem vir acoplados a banheira ou adquiridos separadamente.
Esse assento possui o formato do corpo do bebê, mantendo a criança encaixa e em segurança durante todo o banho. Há também alguns modelos desenhados com apoio entre as pernas, diminuindo a carga nos braços do criança, deixando o banho mais seguro e confortável.
5. Banheira de bebê Portátil Para Quem Gosta de Viajar
Se você e sua família gostam de um passeio, uma banheira de bebê portátil é uma boa opção. Elas podem ser infláveis ou dobráveis, exigem pouco espaço de armazenamento – o que é um plus para quem mora em casas pequenas, e são ótimas para levar em viagens.
Além disso, as banheiras infláveis são bem levinhas e, nos dias de muito calor, também podem ser usadas como mini-piscina no verão. Porém, um aspecto negativo é que elas furam com facilidade. Então escolha uma que venha com kit de reparo.
6. Ajustável Para Quem É Muito Alto
Pessoas altas sabem como é comum ter dor nas costas após passar um bom tempo inclinado. Pensando nisso, foram criadas as banheiras com altura ajustável, elevando a cuba até um altura que seja confortável para dar um banho no seu filho sem pressa – ou dores.
Uma segunda vantagem delas é que, com o suporte, a banheira de bebê mantém uma boa firmeza e fica mais segura, evitando incidentes inesperados. Além disso, muitos modelos de banheiras com suporte, trazem junto um trocador para facilitar o pós banho, para você e para o seu bebê.
7. Banheira Não Se Deixa Para Depois
Como você viu, a banheira de bebê é um item essencial para todo bebê. Elas garantem conforto e segurança, além de facilitarem a vida de muitos casais. Portanto, não deixe a banheira do seu bebê para depois. Ela é tão importante quanto um bom berço ou a mamadeira.
Existem muitas opções no mercado, de vários tamanhos, cores e tipos, com preços variáveis e que cabem no seu bolso. Além disso, lembre-se de observar atentamente as funções da banheira que você pretende comprar. Isso vai salvar seu dia.