7 Dicas para engravidar

Dicas para engravidar

Você finalmente decidiu que chegou a hora de formar uma família. Vamos apresentar 7 melhores dicas para engravidar pois existe uma grande variedade de fatores que podem influenciar o processo de concepção. Não perca!

1) O método sintotérmico

Conhecer os seus padrões de fertilidade e ovulação ajuda a aumentar as suas chances de concepção. O método sintotérmico é um método contraceptivo natural que se baseia na observação de indicadores, tais como muco cervical e temperatura corporal basal, para identificar em que momento do seu ciclo você está. A partir das alterações que ocorrem nesses indicadores, é possível diferenciar entre os dias férteis e não férteis.

Para a realização desse método, é preciso registrar a temperatura corporal e observar o muco cervical todos os dias pela manhã. Quanto mais perto da ovulação estivermos, mais flexível, elástico e transparente será o muco cervical. Por outro lado, a temperatura basal aumenta após a ovulação e permanece elevada durante toda a fase pós-ovulatória, até o final do ciclo e o início do ciclo posterior.

É necessário ressaltar que o consumo de álcool, o estresse e dormir menos de 6 horas diárias são fatores que podem interferir nos resultados da medição da temperatura corporal, fazendo com que este valor não seja confiável.

2) Abandonar os maus hábitos

Sem dúvida, esta é uma das mais importantes dicas para engravidar. Drogas, álcool e tabaco são totalmente desaconselháveis. E é por isso que se recomenda que sejam evitados até mesmo antes da gravidez.

O consumo dessas substâncias pode afetar tanto a concepção quanto a gestação. De fato, no caso dos homens, por exemplo, essas substâncias podem alterar diretamente a qualidade e a quantidade de espermatozoides.

Dicas para engravidar

Além disso, o álcool pode causar problemas para o bebê em todas as fases da gravidez, até mesmo antes que a mulher saiba que está grávida, uma vez que o álcool no sangue da mãe passa para o bebê através do cordão umbilical. Isso poderia levar ao desenvolvimento de transtornos do espectro alcoólico fetal (TEAF), entre outros. Algumas das consequências que poderiam surgir são:

  • Deficiência intelectual ou baixo QI.
  • Baixo peso corporal.
  • Comportamento hiperativo.
  • Dificuldade para prestar atenção.
  • Memória ruim.
  • Dificuldades de aprendizagem.
  • Atrasos na fala e na linguagem, etc.

3) Alimentação saudável

Alcançar níveis nutricionais ideais é outro fator importante. Diferentes estudos têm mostrado que o nosso estilo de vida e a nossa alimentação têm um papel decisivo para a concepção.

O mais importante é manter uma alimentação equilibrada, saudável e bem planejada para que sejam obtidos todos os nutrientes necessários. Entre os produtos mais recomendados para esta fase estão:

  • Produtos frescos, como frutas e vegetais: os alimentos ricos em fibras, tais como espinafre, cenoura, brócolis, aspargos, maçãs, abacate, etc., favorecem o funcionamento do corpo e ajudam a reduzir o risco de ovários policísticos, uma das principais causas de infertilidade feminina.
  • Leguminosas: lentilha, feijão, grão de bico são produtos que garantem o aporte de proteínas e ferro.
  • • Baixa quantidade de gorduras transgênicas: é necessário reduzir o consumo de alimentos industrializados, tais como doces, batatas fritas e biscoitos.
  • Peixes e ovos: assim como o salmão, o atum e a sardinha, os ovos são uma fonte de ômega-3 e ômega-6, essenciais para o equilíbrio hormonal, para o sistema imunológico e para a saúde dos ovários, óvulos e espermatozoides.
  • Carboidratos de absorção lenta: cereais integrais, tais como arroz integral, quinua, aveia e centeio.
Dicas para engravidar

Ácido fólico

A vitamina B9 é conhecida pelo nome de ácido fólico ou folato. O ácido fólico é uma vitamina essencial que faz parte do complexo B e que é encontrada em vegetais de folhas verdes, em cereais integrais, etc. Durante a gravidez, as necessidades de ácido fólico ficam duplicadas, uma vez que ele está diretamente envolvido na produção e na manutenção de novas células. Além disso, alguns estudos afirmam que níveis baixos de ácido fólico podem influenciar a possibilidade de engravidar.

Manter uma dieta perfeita nem sempre é fácil; por isso, talvez você precise considerar completar a sua dieta com suplementos. O seu médico é a pessoa ideal para recomendar os suplementos mais adequados para a sua situação e os eu organismo.

4) Controle do peso

Outro fator a ser considerado ao tentar engravidar é o controle do peso. De fato, atingir um peso saudável antes da gravidez pode aumentar as suas chances de engravidar e minimizar o risco de complicações durante a gravidez. Ter um índice de massa corporal de 30 ou mais (o que é considerado obesidade) pode diminuir as suas chances de ovulação normal. A obesidade durante a gravidez aumenta o risco de várias complicações na gestação, incluindo as seguintes:

  • Apneia do sono
  • Diabetes gestacional
  • A necessidade de uma cesariana
  • O risco de abortos espontâneos

Por outro lado, a magreza excessiva também é um problema para que o processo de concepção seja bem-sucedido. Pacientes com peso muito baixo podem desenvolver um mau funcionamento das glândulas que controlam os hormônios.
Portanto, considerar ter um peso normal antes de engravidar é uma decisão sábia e necessária. Praticar atividade física diariamente e manter uma alimentação saudável são fatores fundamentais para ter sucesso no caminho para ser mãe.

5) Manter relações sexuais regularmente

Uma das melhores maneiras de aumentar as suas chances de engravidar é saber quando você estará ovulando ou quando é mais provável que ocorra a gravidez e planejar as relações sexuais vaginais ou inseminações para esses dias.

Para promover a concepção, é recomendado manter relações sexuais frequentes a partir do 13º dia do ciclo durante cerca de cinco dias no caso dos ciclos regulares de 28-30 dias, ou durante os 7-10 dias centrais do ciclo no caso dos ciclos irregulares. Portanto, se você pretende engravidar, o ideal é manter relações sexuais todos os dias ou em dias alternados durante os cinco dias de máxima fertilidade da mulher.

Além disso, múltiplos fatores também intervêm na concepção, e preferir certas posições sexuais pode ser muito útil para promovê-la.

Nesse sentido, são recomendadas aquelas nas quais a penetração é mais profunda, tais como “papai-mamãe” (homem sobre a mulher), “de quatro” (homem atrás ou acima da mulher) e deitados de lado com o homem por trás da mulher.

6) Evitar o estresse

De acordo com alguns estudos publicados em revistas científicas, foi demonstrado como o estresse afeta a capacidade reprodutiva de um casal de forma significativa. Aprender a detectar fatores estressantes e encontrar maneiras de aliviá-los é de grande importância para os casais que estão tentando engravidar naturalmente.

Algumas das atividades mais recomendadas para controlar o estresse são:

  • Praticar a meditação: aprender a se livrar das ideias obsessivas sobre a gravidez e da angústia através de técnicas de meditação que reduzem os níveis de estresse, ansiedade e depressão.
  • Manter um estilo de vida saudável: conforme mencionado acima, isso é essencial. Mantenha uma alimentação balanceada, fique longe de toxinas, tais como tabaco e álcool, e pratique algum exercício físico moderado, de preferência ao ar livre.

Permanecer ativa vai ser útil para se distrair, aliviar a ansiedade e aumentar a liberação de endorfinas, os hormônios responsáveis por aumentar a capacidade da mente para melhorar o humor e se sentir bem.

7) Procurar ajuda profissional

O tempo necessário para engravidar é diferente em cada caso e depende de muitos fatores, tais como idade, genética e estado geral de saúde.

Se você é fértil e mantém relações vaginais desprotegidas, você tem boas chances de engravidar em 1 ano. Cerca de 85 em cada 100 pessoas que tentam engravidar têm sucesso dentro de um período de 1 ano.

Se você tentou engravidar durante um período de 6 meses a 1 ano sem resultados, consulte o seu médico; ele pode te ajudar a identificar problemas de infertilidade e pode recomendar os tratamentos de fertilidade mais adequados para a sua situação. Eles incluem desde técnicas mais simples, como a inseminação artificial, que consiste simplesmente em verificar quando a mulher vai ovular através de um ultrassom para depositar a amostra de sêmen dentro da cavidade uterina no momento mais apropriado e nas melhores condições possíveis, até técnicas mais avançadas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro.

Esperamos que essas dicas para engravidar possam te ajudar. Lembre-se de que às vezes é preciso uma boa dose de paciência, mas vale a pena!