Os bebês costumam demorar muito tempo para evacuar. Por isso por vezes é necessário ajudar o bebê a fazer cocô pois é possível que a demora do bebê em fazer cocô signifique algo mais grave, como constipação. Isso ocorre quando as fezes ficam duras e secas, dificultando a evacuação. A boa notícia é que existem muitas maneiras de ajudar o bebê a fazer cocô.
Tratamentos Caseiros
Exercício
Uma boa solução para ajudar o seu bebê a evacuar é movimentar o intestino dele. Assim como nos adultos, fazer exercícios com a barriga é uma boa forma de auxiliar na evacuação do cocô. Como os bebês demoram algum tempo até aprender a andar, é aconselhável que os pais auxiliem a criança com essa atividade.
Coloque o seu bebê deitado em alguma superfície macia e movimente as pernas dele até que o joelho encoste na barriga. Estique novamente as pernas e repita o movimento. Isso pode ajudar a ativar a função intestinal do seu filho e aliviar a prisão de ventre.
Realize esse exercício por um certo tempo, mas preste atenção para não machucar o seu filho. Veja se ele está confortável com o exercício. Se ele chorar, é melhorar parar. Possivelmente a constipação é grave e você deve procurar um médico imediatamente.
Banho
Outra opção para ajudar o bebê a fazer cocô é dar um banho quente. O calor da água e a umidade quente relaxam os músculos abdominais e facilitam a evacuação. Mas cuidado com a temperatura da água. Antes de colocar o bebê na banheira, faça um teste com as mãos e veja se água está morna.
Além disso, é possível que o efeito do banho quente seja instantâneo, relaxando o intestino e fazendo com que o seu bebê evacue na água do banho mesmo. Assim, use uma banheira com um sistema de bom esvaziamento e que seja fácil de limpar. E dê o banho no banheiro, evitando que a sujeita se espalhe em outras áreas da casa.
Alimentação
Alguns alimentos são importantes fontes de nutrientes que ajudam a estimular o intestino, por conta do alto teor de fibras. Assim, uma dieta rica em frutas e vegetais, como maças, brócolis, grãos como aveia, pêssego, peras, ameixas e mamão, pode ajudar o seu bebê a fazer cocô.
Se o seu bebê ainda está na fase da amamentação, preste atenção na sua dieta. Pode ser que você não esteja comento a quantidade necessária de certos nutrientes que ajudam o bebê a fazer cocô. Assim, faça uma alimentação rica em fibra e laticínios, que são grandes aliados do intestino.
Água
É verdade que, normalmente, os bebês não precisam de líquidos suplementares. Isso porque o leite materno é suficiente para hidratar o pequeno organismo das crianças.
No entanto, em casos de bebês com mais de 4 meses e que apresentam quadro de constipação, alguns médicos aconselham a ingestão de uma pequena quantidade de água ou sucos de frutas, para ajudar o bebê a fazer cocô.
Com isso, espera-se que o líquido ajude a amolecer as fezes do seu filho e que ele consiga evacuar com mais facilidade. Porém, antes de oferecer algum líquido suplementar para o seu bebê, consulte um médico pediatra antes para saber se existe risco para a criança.
Massagem
A massagem é mais uma técnica eficiente para ajudar o seu bebê a fazer cocô. Os movimentos relaxantes podem ajudar a aliviar os músculos abdominais e ativar o funcionamento intestinal do bebê. Existem várias maneiras de massagear o estômago de um bebê e aliviar a constipação.
Em uma das técnicas, você pode usar a ponta dos dedos para fazer movimentos circulares no estômago do seu filho. Também é bom usar os dedos para apertar levemente a região em volta do umbigo do bebê, ativando a região responsável pela evacuação das fezes.
Remédios Que Ajudam Na Evacuação
Em muitos casos, os tratamentos caseiros são eficientes e ajudam o bebê a fazer cocô. No entanto, se nenhuma dessas técnicas funcionar, existem remédios específicos que atuam no processo de evacuação. Apesar desses remédios serem encontrados facilmente em farmácias e vendidos sem prescrição médica, é aconselhável que você procure um médico pediatra para acompanhar o procedimento.
Supositório Infantil
Indicado para quem tem problemas de constipação ou prisão de ventre, os supositórios de glicerina atuam para amolecer as fezes e ajudam o bebê a fazer cocô com mais facilidade. Porém, esse remédio é indicado para crianças com mais de 2 anos.
Para iniciar o procedimento, é indicado que você coloque o seu bebê deitado de lado e introduza o supositório no ânus. Atente-se que não é necessário colocar todo o supositório, basta introduzir apenas a metade e segurar por alguns minutos, o suficiente para ajudar o seu bebê a fazer cocô.
Laxantes
Os laxantes são uma opção de medicamente para ajudar o bebê a evacuar. Esses remédios são vendidos sem receita média e indicados para crianças com mais de 6 meses. Use o laxante apenas em última hipótese, caso nenhuma outra técnica funcione, e consulte um médio antes.
Existem também algumas frutas que funcionam como laxante naturais como, água de ameixa, xarope de figo e ameixa, mingau de aveia, suco de laranja com aveia, entre outros. Atente-se que esses sucos são contraindicados para recém-nascidos.
Fale Com O Seu Pediatra
Em quase todos os casos, a constipação do seu filho desaparece por conta própria ou com um ou dois tratamentos naturais. No entanto, se mesmo com a ajuda das técnicas caseiras ou remédios, você notar que seu bebê está perdendo peso, ou se ele está chorando constantemente sem conseguir evacuar, não hesite em levá-lo ao pediatra.
Pedir conselhos ou sugestões ao seu médico sempre é a melhor maneira de solucionar o problema de prisão de ventre do seu bebê. Além disso, o médico pediatra também poderá ajudar a detectar outros sinais e sintomas, como febre, que podem ser uma indicação de um problema maior, e que vai exigir um tratamento médico adequado.