Olhe para ele! A sorrir e a chapinhar dentro da pequena banheira de plástico. Conhece esta imagem? Pois saiba que a “Hora do banho do bebé” vai passar em sua casa todos os dias em horário nobre, antes do jantar.
Após o nascimento, o momento em que vai colocar o seu filho dentro de água é aguardado com nervosismo e preocupação, já que a tarefa deve ser feita de forma irrepreensível e em tempo record. Mas depois de alguns dias, a hora do banho do bebé começa a ser aguardada com expectativa e serenidade. Um momento que deve aproveitar para passar hábitos de higiene, claro, mas também para estimular os sentidos do bebé e cultivar laços afetivos. Neste artigo irá perceber como dar banho a um recém-nascido e a um bebé até aos seis meses de idade: técnicas para segurar e higienizar o bebé da cabeça aos pés, tipo de banheira, temperatura da água, produtos de limpeza, frequência do banho e muito mais!
Banho de esponja para recém-nascido
Até o cordão umbilical cair (o que acontece entre os 10 dias e as 3 semanas após o nascimento) pode optar pelo banho de esponja para recém-nascido de modo a evitar molhar o cordão umbilical. Como fazer?
- Prepare a esponja, os produtos de banho para recém-nascido e um recipiente com água quente.
- De seguida, coloque o recém-nascido ligeiramente agasalhado sobre uma superfície plana e macia (pode ser uma toalha).
- E por último, lave um membro do bebé de cada vez com cuidado. Se molhar acidentalmente o cordão umbilical, não se apoquente, basta usar uma toalha para o secar.
Mesmo que opte pelo banho de esponja para recém-nascido, assim que o cordão umbilical cair, o seu filho pode começar a tomar banho na banheira para bebés seguindo os passos que referimos anteriormente a respeito do primeiro banho do bebé recém-nascido.
Primeiro banho do bebé recém-nascido
Chegou a hora do primeiro banho do bebé, mas não o comece a despir sem antes saber como, onde e porquê!
- Verifique se o local do primeiro banho do recém-nascido está a uma temperatura agradável (22 a 25º C) e não apresenta correntes de ar.
- Prepare a fralda e a roupa do bebé, pela ordem que a vai vestir, de modo a que após o banho, o recém-nascido fique exposto o menor tempo possível.
- Confirme se tem à mão todos os produtos necessários ao banho do recém-nascido, ou seja, produtos com pH neutro e sem perfumes.
- Coloque a água na pequena banheira de plástico para bebé: primeiro a água fria e só depois a água quente, até cerca de 10 centímetros de altura.
- Verifique a temperatura da água com o cotovelo ou termómetro para banho do bebé. A água deve estar a 37º!
- Insira o bebé na água, colocando o seu braço por trás das costas do bebé, amparando-lhe a cabeça e deixando o outro braço e mão livre para o lavar.
- Lave o bebé de cima para baixo (da cabeça aos pés).
- Seque muito bem o bebé, sem esfregar, e dando especial atenção às preguinhas.
- E por fim, aplique um creme hidratante antes de o começar a vestir.
Limpeza do umbigo do bebé recém-nascido
O cordão umbilical do recém-nascido tem de sofrer um processo de mumificação até cair, e até lá deverá ser mantido sempre limpo (com soro fisiológico ou com cotonetes embebidas em álcool a 70º), seco (com compressas esterilizadas ou ao natural) e fora da fralda. Mais! A limpeza do umbigo do bebé deve ser feita após a troca de fralda e depois do banho, de forma a evitar infeções.
Limpeza dos olhos do bebé
Basta usar um pedaço de algodão embebido em água, para limpeza dos olhos do bebé, a não ser que ele apresente secreções oculares. Nesse caso, pode limpar os olhos com uma compressa embebida em soro fisiológico e remover as secreções em movimentos descendentes, mas sempre com uma compressa diferente para cada olho, para evitar contaminação.
Limpeza do nariz do bebé
A limpeza do nariz do bebé deve ser feita de modo superficial, utilizando a ponta de um lenço de papel limpo, por exemplo. Não deve usar cotonetes ou empurrar o lenço pelas narinas do bebé adentro, até porque as secreções saem naturalmente. Se o seu filho apresentar muitas secreções, o melhor é consultar o médico pediatra.
Limpeza dos ouvidos do bebé
Tal como acontece com o nariz, também a limpeza dos ouvidos do bebé deve ser feita de modo superficial porque a cera (aquela substância amarelada e pegajosa) é uma secreção natural da pele que lubrifica o canal do ouvido externo e impede as poeiras e as impurezas de penetrar no tímpano do bebé.
Limpeza das unhas do bebé
Nada de cortar as unhas do bebé nos primeiros dias de vida… a não ser que tenha habilidade que baste para não o aleijar, pois as unhas são muito, muito finas! Portanto, na limpeza das unhas do bebé o ideal é usar uma lima de papel para acertar e higienizar as unhas, e impedir que o bebé se arranhe sem querer. Mais tarde, quando se sentir preparada(o) para cortar as unhas a um bebé, escolha a melhor altura para o fazer: após o banho quando estão mais amolecidas e usando sempre uma tesoura ou corta-unhas de bebé.
Limpeza dos órgãos genitais do bebé
Se tem um menino, limpe apenas a zona externa dos genitais, lavando suavemente a pele à superfície do pénis. Não force nem tente puxar a pele do prepúcio para trás para não magoar o pequenito.
Se tem uma menina, limpe a vagina da frente para trás, afastando os pequenos lábios para remover sujidades e usando para tal, um algodão embebido em água morna ou toalhetes de limpeza para bebés.
Como dar banho ao bebé até aos 6 meses?
Ainda não é um homem, mas também já não é um recém-nascido a exigir cuidados especiais e redobrados. Logo, se o seu filho tem até seis meses de idade, continue a ler para saber como dar banho ao bebé!
- Aqueça a casa de banho ou a divisão onde vai dar banho ao bebé, se necessário.
- Instale a banheira própria para bebés na sua banheira ou num suporte que a mantenha estável.
- Reúnas todos os produtos necessário para o banho do seu bebé.
- Deite na banheira uns centímetros de água fria e depois água quente ou deite diretamente água morna. Para bebés até aos seis meses de idade, 12 centímetros de água é o suficiente para que fiquem imersos com os ombros tapados.
- Verifique com o cotovelo ou com um termómetro para banho do bebé, se a água está a uma temperatura de 37º.
- Use um dos seus braços para apoiar suavemente as costas, cabeça e pescoço do bebé.
- Coloque-o com cuidado e gradualmente na banheira, apoiando-o sempre com um braço e usando o outro para o lavar.
- Comece a lavá-lo de cima para baixo. Limpe suavemente os olhos, boca, nariz e depois o rosto todo, do centro para fora. Lave o cabelo, pregas do pescoço, orelhas e assim sucessivamente em sentido descendente: braços, tronco, genitais, pernas, pés…
- Se o seu bebé se mostrar satisfeito no banho, deixe-o desfrutar de alguns momentos, mas garanta que se mantém quente.
- Quando terminar, coloque as duas mãos por baixo dos braços do bebé, apoie a sua cabeça e levante-o da banheira.
- Envolva-o rapidamente numa toalha e seque-o com toques delicados ou palmadinhas para não agredir a sua pele delicada.
- Aplique um creme hidratante para bebés e depois vista-o!
Quantas vezes deve dar banho a um bebé com menos de seis meses?
Antes de lhe dizermos quantas vezes deve dar banho a um bebé, é necessário começar por indicar quantas vezes deve dar banho a um recém-nascido, sim? Pois tome nota, duas ou três vezes por semana é o suficiente, se complementar com rotinas de higiene diárias: rosto, mãos e genitais devem ser limpos todos os dias!
A partir do primeiro mês, o bebé já pode tomar banho todos os dias, inclusive pode ser uma excelente forma de o acalmar e preparar para uma boa noite de sono. Mas fica ao seu critério, pois o banho diário não é realmente necessário enquanto o bebé não começa a gatinhar pela casa fora, e desde que limpe todos os dias e mais do que uma vez ao dia, a cara, as mãos e o rabinho.
Quando dar banho ao bebé e durante quanto tempo?
Regra geral, a melhor hora para dar banho a um recém-nascido ou bebé com menos de seis meses é ao final do dia porque o banho tem um efeito calmante e ajuda a melhorar a qualidade de sono. Contudo, o banho pode ter um efeito excitante no seu bebé e nesse caso, deve optar por lavá-lo logo pela manhã.
Em relação à duração do banho do bebé, a regra é simples: o banho de recém-nascidos, nos primeiros dias de vida, não deve demorar mais de 5 minutos, mas a partir dai pode começar a ficar mais tempo, segundo a disposição do bebé, até chegar aos 15/20 minutos.
Qual a temperatura de água ideal para o banho do bebé?
Como já tivemos oportunidade de referir, a água do banho do bebé deve estar entre 36/37º, o que significa morna e não quente. E mesmo que essa temperatura não seja a mais confortável para si, lembre-se que para a pele do bebé – que é muito sensível – é a mais indicada: nem quente nem fria. E se o bebé chorar assim que o coloca na banheira, não se assuste porque o mais provável é que essa reação não tenha nada a ver com a temperatura da água, mas sim com uma sensação de estranheza. Sensação a que se irá acostumando gradualmente até passar a considerar a hora do banho como o momento mais divertido do dia!
Pode dar banho ao bebé depois das refeições?
Sim, pode dar banho ao seu bebé após a mamada ou refeição. Como a água está à temperatura corporal (37º) não provoca um choque térmico que leve a uma paragem de digestão.
Quais os produtos para o banho do bebé que deve usar?
Deve usar produtos para o banho do bebé com pH neutro e sem perfumes porque a pele do recém-nascido e do bebé é muito delicada (cinco vezes mais fina que a dos adultos). Assim, aconselhamos um gel de banho suave específico para bebé e uma esponja própria e bem macia. Nos primeiros meses será o suficiente, mas mais tarde pode optar por dois artigos em separado – gel de banho e shampoo – e até pode escolher embalagens decoradas com princesas e piratas, produtos com cheiro a morango e capacidade para fazer muita espuma. Mas só mais tarde!
Dicas para transformar a hora do banho num momento divertido
A ciência já comprovou que a hora do banho, entre outros momentos de qualidade entre pais e filhos, é fundamental para fortalecer o vínculo familiar e promover o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança. Por isso, tome nota das dicas para transformar a hora do banho num momento divertido!
- Cante! Explore o seu repertório de cantigas infantis divertidas ou ponha uma música a tocar.
- Converse com o bebé, usando um tom de voz suave que passe segurança.
- Ofereça-lhe brinquedos: do tradicional pato de borracha ao livro de banheira para bebés.
E por fim, tenha sempre em mente que o banho do bebé pode ser o momento mais divertido do dia, sim, mas é antes de tudo, parte de uma higiene cuidada para o manter saudável!
Bons salpicos!