Porque o pediatra pediu para dar banho de sol no seu recém-nascido? E por que em alguns casos é necessária fototerapia artificial para icterícia em bebês?
Assim que tiver o seu bebê, enfermeiros e médicos vão pedir para dar banho de sol nele todos os dias, Essa política é unânime em todas as maternidades, destrinchamos os tópicos mais importantes sobre o tema, para você entender tudo.
- 1. O que é banho de sol?
- 2. O que é icterícia neonatal e seu tratamento?
- 3. Por que dar banho de sol no bebê é importante?
- 4. Qual o horário mais adequado para o banho de sol?
- 5. Como o banho de sol pode ajudar no tratamento de icterícia?
- 6. Quanto tempo deve durar a exposição solar em recém-nascidos?
- 7. Quanto tempo deve durar a Fototerapia em bebês com icterícia?
- 8. Como deve estar vestido o bebê na hora da exposição solar ou artificial?
- 9. Existe um local mais correto para o banho de sol?
- 10. O que a mãe deve observar no recém-nascido nas primeiras semanas após a saída da maternidade?
1. O que é banho de sol?
Banho de Sol é a expressão usada para quando há a intenção de expor – se ao sol de forma proposital, seja em bebês ou adultos. Chama “banho de sol” porque o termo “banho” traz a sensação de relaxamento, e não à coisa mais gostosa que relaxar em contato com o sol e ainda obter diversos benefícios disso, não é mesmo?
2. O que é icterícia neonatal e seu tratamento?
A icterícia neonatal ou icterícia no recém-nascido é quando uma coloração amarelada aparece na pele e nos olhos de um bebê recém-nascido. Isto ocorre porque o sangue do bebê contém excesso de bilirrubina, um pigmento de cor amarela derivado dos glóbulos vermelhos do sangue.
60% dos nascidos são acometidos por essa icterícia que é um fenômeno normal e transitório. Alguns casos, no entanto apresentam níveis sanguíneos de bilirrubina excessivamente altos, alcançando parâmetros que são tóxicos para o sistema nervoso central do bebê.
A maioria dos recém-nascidos melhora espontaneamente da icterícia, o tratamento só é indicado nos casos mais graves. Em geral, indica-se tratamento quando a bilirrubina ultrapassa o valor de 18 mg/dL no sangue, a partir do 3.º dia ou quando ela se encontra acima de 12 mg/dl na maioria das vezes já nas primeiras 24 horas.
Fototerapia é o tratamento mais comum para baixar os níveis de bilirrubina. O recém-nascido é colocado sob uma luz azul fluorescente, que age quebrando a molécula de bilirrubina depositada na pele em pedaços, facilitando a sua excreção na urina e nas fezes.
A fototerapia é um procedimento muito seguro e usado há mais de 30 anos. Sendo na maioria das vezes, o único tratamento necessário para baixar os níveis de bilirrubina.
3. Por que dar banho de sol no bebê é importante?
A exposição aos raios solares por tempo moderado ajuda a controlar enfermidades e ainda melhora o sistema imunológico, tanto em bebês como em adultos. O sol é o principal fornecedor de vitaminas D que em nosso corpo é responsável por auxiliar na absorção de cálcio, o que, por sua vez, fortalece os ossos e os dentes.
Além disso, a luz solar aumenta a produção de serotonina quando os bebês as recebem na quantidade necessária. A serotonina, muitas vezes chamada de “hormônio da felicidade”, aumenta a sensação de felicidade e segurança. Ela regula o sono e a digestão.
Falando em sono, pesquisas apontam que a luz solar natural ajuda a regular a produção de melatonina. Os níveis de melatonina no seu neném podem afetar seus padrões de sono, que são de extrema importância nos primeiros anos do recém-nascido. A luz solar causa uma queda nos níveis de melatonina e aumenta a serotonina, melhorando assim os níveis de energia, fazendo o sistema ainda em desenvolvimento, se adaptar ao dia e a noite, já que todo esse tempo ele estava no útero, quentinho e mais escuro.
Receber a luz do sol desde bebê pode ajudar a prevenir doenças futuras como a diabetes, até certo ponto. Embora não seja o responsável pelos bons níveis de insulina, é definitivamente uma vantagem adicional, pois a vitamina D no corpo também ajuda a controlar os níveis de insulina. Uma dieta saudável e exercícios durante os primeiros anos de crescimento da criança podem ser de extrema importância para manter o diabetes sob controle.
4. Qual o horário mais adequado para o banho de sol?
De manhã entre às 7h às 10h ou no final da tarde após as 16h, são os melhores horários para obter o máximo de benefícios do sol sem correr risco de queimaduras.
5. Como o banho de sol pode ajudar no tratamento de icterícia?
As maiorias dos bebês nascem com icterícia, em torno de 60%, porém, não são todos que acabam precisando de tratamento com fototerapia, nesse caso a luz solar ajuda a quebrar a bilirrubina um composto de cor amarela para que o fígado do bebê possa processá-la mais facilmente. O crescimento desordenado de bilirrubina pode causar o amarelecimento da pele de um bebê recém-nascido, um caso grave, entretanto, precisará de mais atenção.
6. Quanto tempo deve durar a exposição solar em recém-nascidos?
Como a pele do bebê é sensível, a exposição ao sol não deve exceder mais que 30 minutos. A exposição prolongada aos raios ultravioleta pode danificar a pele ainda fina, causando vermelhidão, queimação e irritação.
7. Quanto tempo deve durar a Fototerapia em bebês com icterícia?
Para icterícia leve iniciada após as 24h de nascido, seu tratamento pode durar até 2 semanas considerando normal, em bebês prematuros, ela pode durar mais tempo, é feito teste de concentração de bilirrubina a cada 24 horas, para detectar se o tratamento está funcionando, se ela persistir por mais de 14 dias o médico fará novos exames para encontrar a causa da elevação contínua da bilirrubina.
8. Como deve estar vestido o bebê na hora da exposição solar ou artificial?
Para exposição solar é importante que todo o corpo do bebê, incluindo o peito e as costas, receba a atenção devida. Portanto, certifique-se de que seu filho não esteja muito vestido. Proteja os olhos, se possível, para evitar qualquer hipótese de dano.
Na exposição Artificial o bebê ficará apenas de fralda e com uma proteção nos olhos, não tenha medo, a cabine para exposição UV é quentinha devida da luz azul do equipamento, a Fototerapia é importante, portanto retire seu filho apenas para amamentar e logo depois já pode colocar novamente na cabine de exposição, neste caso, quanto mais tempo seu filho conseguir ficar, maiores a chances de ele ter alta hospitalar.
9. Existe um local mais correto para o banho de sol?
Não precisa ser um espaço totalmente aberto. Você pode abrir uma janela para entrar em contato com a luz do sol. Se na hora estiver ventando muito, é melhor manter o bebê em casa para evitar que poeira ou outros corpos estranhos afetem seus olhos. Seu bebê também pode se bronzear ao sol através de uma janela de vidro transparente, aproveite esse momento para acariciar seu filho e relaxar, afinal você também precisa da energia do sol para cuidar do seu bem mais precioso.
10. O que a mãe deve observar no recém-nascido nas primeiras semanas após a saída da maternidade?
Nos casos de bebê que tiveram icterícia é importante observar se o recém-nascido não tem o aumento do amarelamento na pele e dos olhos, caso isso ocorra é importante voltar para a maternidade ou falar com o pediatra.
Procure criar uma rotina com horário e local para o banho de sol todos os dias, assim ficará mais difícil esquecer, o dia a dia das mamães é bem corrido, é preciso disciplina para as novas adaptações.