Soluço em recém-nascido

Soluço em recém-nascido

Soluço em recém-nascido é bem mais frequente do que nos adultos (especialmente naqueles menores de 1 ano de idade) e podem se manifestar inclusive através de crises mais prolongadas.

Mas o que é um soluço e será que isso é um problema em recém-nascidos?

Um soluço nada mais é do que o resultado de uma contração involuntária do diafragma, músculo que fica logo abaixo do pulmão.

Esse movimento brusco faz com que as cordas vocais do recém-nascido fechem rapidamente, causando o familiar som “hic”.

O surgimento constante de soluços no recém-nascido é algo completamente natural e que, apesar de preocupar muitos papais e mamães, não costuma indicar isoladamente nenhum tipo de problema.

Inclusive, você sabia que a mamãe pode sentir o seu bebê soluçar até mesmo antes de seu nascimento? Acredite! Se não aconteceu com você, aconteceu com alguma conhecida sua.

Inclusive, esses soluços fazem parte do desenvolvimento natural do sistema respiratório e do sistema nervoso central, sendo um dos padrões de atividade fisiológica mais precoces do feto.

Quando nascemos, os circuitos que processam as sensações corporais não são totalmente desenvolvidos e a atividade resultante de um soluço acaba ajudando o cérebro do bebê. O estímulo ajuda o cérebro a aprender como monitorar os músculos respiratórios para que eventualmente a respiração possa ser controlada voluntariamente. Bastante interessante, não acha?

Soluço em recém-nascido

E o que mais pode causar Soluço em recém-nascido?

Engolir bastante o ar, seja por comer muito rápido ou por estar muito animado, pode ser uma das causas. Além de causar soluços, o ar acumulado na barriga pode gerar também desconforto e vômitos.

Como parar soluço de recém-nascido

Para resolver o soluço em recém-nascido, é importante que se libere esse ar acumulado. Para fazer isso, você pode deitar o bebê em um local plano e realizar uma massagem em sua barriga usando movimentos circulares leves para expulsar o gás.

Você pode também tentar oferecer um pouco de água ao pequeno (nos casos em que o líquido já faz parte da dieta) e deixá-lo em uma posição inclinada entre 30 a 45 graus. Caso o bebê ainda se encontre em fase de amamentação é indicado dá-lo de mamar, pois o estímulo da sucção vai fazer com que o diafragma volte a funcionar normalmente.

Soluço em recém-nascido

Como prevenir o soluço no recém-nascido?

É bastante difícil de prevenir por completo, uma vez que é algo extremamente natural e frequente nos recém-nascidos. Porém, caso você acredite que o bebê realmente esteja sofrendo algum incômodo dos soluços, é possível usar alguns truques como: alimentar o bebê com frequência, mas pouco volume; segurá-lo ereto após as refeições por cerca de 15 a 20 minutos e fazê-lo arrotar.

E a regurgitação durante o soluço? Também é normal?

Normalmente, quando o bebê soluça após a mamada, pode ser que esse soluço venha acompanhado de um pouco de leite regurgitado.

E sim, isso é completamente normal! O organismo dos bebês ainda não se desenvolveu por completo, especialmente o seu esôfago (órgão tubular que leva a comida da boca ao estômago) que ainda se encontra bastante imaturo.

O esfíncter esofágico inferior, nome complicado para a porção final desse órgão tubular, funciona como uma portinha para impedir o refluxo dos alimentos. No neonato, essa portinha ainda está muito fraca, o que acaba resultando nas famosas “gorfadas”.

E quando é que eu devo procurar ajuda médica?

Os bebês podem ter crises de soluços várias vezes ao dia durando 10 minutos ou mais. Como regra geral, se o bebê age feliz e não parece desconfortável, os soluços do bebê não são motivo de preocupação.

No caso do teu pequeno estar soluçando por horas a fio, esse é o momento certo para o levar ao pediatra.