Montar um enxoval que ajude na tarefa de cuidar e amparar o recém-nascido é uma preocupação normal quando se espera um bebê, e a almofada de amamentação é um item que pode auxiliar muito nessa jornada. Não é à toa que ela está presente até nos enxovais de quem não pretende amamentar, afinal suas funções vão além da óbvia. É um item importante e que pode ajudar muito em diversas fases do desenvolvimento do bebê.
Para quem ainda não conhece essa almofada ergonômica incrível, a almofada de amamentação é cilíndrica e em forma de “U”. Semelhante às famosas almofadas de pescoço, usadas para trazer conforto em longas viagens, a almofada de amamentação é maior e mais grossa, fornecendo apoio e conforto para que o recém-nascido consiga mamar.
Se você ainda está em dúvida sobre as reais utilidades de uma almofada de amamentação, este artigo traz 10 formas práticas de utilizar a almofada, oferecendo conforto e ajudando no desenvolvimento do bebê. Mas atenção, siga sempre as recomendações do médico pediatra, e respeite as fases do seu bebê para cada uso da almofada de amamentação. Além de todas as utilidades para o bebê e para a mãe, a almofada também pode ser de grande ajuda durante a gravidez. Confira abaixo as dicas que separamos:
- 1 – Amamentar
- 2 – Apoio Para o Bebê Que Acabou de Mamar
- 3 – Ninho
- 4 – Apoio Para o Bebê de Bruços
- 5 – Apoio de Costas para Bebê Sentado
- 6 – Apoio Frontal Para Bebê Sentado
- 7 – Acomodar o Bebê no Colo
- 8 – Apoio e Travesseiro para Grávidas
- 9 – Apoio de Costas ou Braços para os Pais
- 10 – Apoio de Cabeça para os Pais
1 – Amamentar
Comecemos pelo óbvio: a almofada de amamentação pode ser usada para amamentar. Posicionada em volta do corpo de quem vai amamentar, a almofada facilita o posicionamento do bebê, especialmente no primeiro mês de vida, no qual o bebê ainda é muito mole e o posicionamento acaba sendo mais desajeitado. O acessório pode ser usado da forma tradicional, posicionado na frente do corpo de quem vai amamentar, ou na posição invertida, na qual a almofada é posicionada na lateral do corpo.
A almofada de amamentação também é conhecida por ajudar o recém-nascido a pegar o peito, pois facilita o posicionamento correto do seio na boca do bebê. Além disso, ajuda também a garantir que a pessoa que estiver amamentando mantenha uma postura adequada, evitando as desagradáveis dores nas costas.
2 – Apoio Para o Bebê Que Acabou de Mamar
A almofada de amamentação também pode ser usada como um apoio para o recém-nascido que acabou de mamar. Sobre uma superfície macia, plana e segura (como uma cama ou berço), encaixe o bebê na almofada de um jeito que ele fique deitado inclinado, evitando refluxo. Assim ele consegue descansar de forma confortável e segura enquanto faz a digestão.
3 – Ninho
Sim, a almofada de amamentação pode ser adaptada para ser usada como ninho redutor em berços ou outras superfícies macias e seguras. Além da almofada, tudo que você vai precisar é de um lençol de bebê com elástico. Basta cobrir a almofada com o lençol e voilá, ninho adaptado pronto para o uso! Você também pode tentar variações com cobertores, fronhas ou outros tipos de lençóis, e ver qual seu bebê gosta mais.
Durante os primeiros meses de vida do bebê o ninho redutor pode ser muito benéfico para auxiliar em um sono tranquilo. O berço é um ambiente muito grande para um recém-nascido, e o ninho redutor proporciona um espaço confortável e aconchegante para o bebê se sentir seguro enquanto dorme.
4 – Apoio Para o Bebê de Bruços
Conforme o bebê vai crescendo e ficando mais durinho, é chegada a hora de ajudar no desenvolvimento de musculaturas importantes para o bebê se manter em certas posições, como de bruços. A almofada pode ser uma grande aliada nessa fase, pois serve como apoio seguro para manter o bebê de bruços por alguns períodos durante o dia. Basta colocar a almofada sobre o chão/tapete e apoiar o tronco do bebê de bruços sobre ela, passando seus bracinhos por cima da almofada. É interessante deixar algum estímulo, como livros ou brinquedos, ao alcance de suas mãos. Essa posição ajuda a fortalecer o pescoço, o tronco e as pernas.
5 – Apoio de Costas para Bebê Sentado
O bebê que já consegue ficar sentado por maiores períodos pode aproveitar o conforto da almofada de amamentação como apoio de costas. Para isso, basta colocar a almofada sobre uma superfície segura e encaixar nela o bebê sentado. O bebê se sente seguro, encaixado na almofada confortável, e os pais podem aproveitar essa posição para brincar com a criança sentada. Esta costuma ser uma das formas que os pais mais gostam de utilizar a almofada de amamentação quando o bebê já consegue ficar sentado, pois garante o apoio que o bebê precisa nas costas de forma segura e confortável, sem restringir a mobilidade dos braços da criança.
6 – Apoio Frontal Para Bebê Sentado
Assim como a anterior, esta forma de usar a almofada de amamentação também é para bebês maiorzinhos, que já ficam sentados sozinhos. Ela pode servir como limitador para crianças sentadas em sofás, camas ou até mesmo berços, e serve como apoio para a criança não tombar para frente, dando mais segurança para o bebê e para os seus pais. É muito fácil de usar, basta colocar a criança sentada em um local seguro e confortável, e então colocar a almofada em sua frente, de forma que sirva de apoio para os bracinhos do bebê.
7 – Acomodar o Bebê no Colo
Quem tem um bebê em casa sabe o quanto o colo é importante. Não só para fortalecer vínculo entre a mãe ou o pai com a criança, mas o colo também é importante para o desenvolvimento do bebê e de suas noções de afeto, carinho e segurança. O momento de ninar o bebê no colo, cantar para ele, contar uma história, ou mesmo ler um livro, costuma ser um momento de forte conexão entre o bebê e a mãe ou pai. A almofada de amamentação é uma aliada poderosa nesta hora, pois oferece conforto para o bebê e para quem o segura, deixando um momento que já é especial, ainda mais agradável.
8 – Apoio e Travesseiro para Grávidas
Carregar um bebê na barriga durante 9 meses pode ser algo extremamente cansativo, e o corpo passa a dar sinais constantes de desgaste. Dentre esses sinais, um dos mais comuns é o desconforto nas costas. A almofada de amamentação pode ser usada por pessoas grávidas para encontrar uma posição confortável. Pode ser posicionada entre as pernas, quando deitada de lado, ou ainda em volta da barriga, oferecendo apoio e segurança. Pode também ser usada como um suporte para as costas ao sentar no sofá ou na cama, trazendo mais conforto.
9 – Apoio de Costas ou Braços para os Pais
A almofada de amamentação tem um formato muito propício para ser usada como um suporte para mães e pais cansados, sendo um ótimo sustento de braços para os momentos que os pequenos estão no colo sem apoio. A mãe ou pai deve posicionar a almofada em uma poltrona, cama ou sofá, e sentar encaixando-se nela, apoiando as costas e braços.
10 – Apoio de Cabeça para os Pais
Às vezes, quando finalmente o bebê dorme e os pais conseguem um momento de descontração, o corpo não colabora. Tudo dói, nenhuma posição é confortável. Nessas horas, uma forma de usar a almofada de amamentação é apoiando sua cabeça sobre ela, encaixando o pescoço. É uma posição que pode ajudar a relaxar o corpo, e que tende a ser muito confortável para assistir algo na cama, ou mesmo ler um livro.
Essas são só algumas das formas de usar uma almofada de amamentação. Existem muitas outras utilidades para esse acessório versátil, muito útil desde a gravidez. Use a criatividade e aproveite ao máximo sua almofada, mas lembrando-se de sempre respeitar as devidas fases de desenvolvimento do seu bebê.
Além de tudo isso, é um item que certamente pode agregar na decoração do quarto do pequeno, o deixando ainda mais aconchegante e confortável. Existem almofadas de todas as cores e estampas imagináveis, apesar dos tons pastéis prevalecerem os mais populares (como é comum nos itens do enxoval). Além de estampas e cores variadas, existem almofadas de amamentação em diversos materiais também.
Mas atenção, pois existem dois fatores que devem ser analisados antes da compra: revestimento e enchimento. O ideal é que a almofada tenha como revestimento uma capa removível, pois isso facilita muito a limpeza (afinal imprevistos acontecem, especialmente com bebês). Outro fator importante é que tanto a capa quanto o enchimento sejam 100% algodão, oferecendo assim menor risco de desencadear reações alérgicas ou mesmo irritações na pele do bebê.
Agora que você já percebeu que as almofadas de amamentação têm muito mais utilidade do que era esperado, ficou claro que este é um item no qual compensa investir, pois vai garantir muito mais conforto para a criança e para os pais. E mais, quando os bebês crescerem a almofada continua sendo um ótimo apoio para notebook, para as costas e até como suporte para balde de pipoca! Gostou? Então compartilhe este artigo com quem também pode gostar, e não se esqueça de contar sua forma preferida de utilizar a almofada de amamentação!